Xat

REGRAS -NÃO COLOCAR LINKS DE SEU BLOG , NEM FAÇAR propaganda de blog , NEM ESCREVE MUITA PALAVRÃOS ,NEM XINGAR, NEM COLOCAR SEU ORKUT AQUI NEM MSN, QUE QUISER COLOCAR EM PRIVADO OK?, NEM COLOCAR VIDEO DE PUTARIA OU FOTO TAMBEM,SEM FANBOY, nem faz muita flooder,NEM FACAR BARULHOR DE SOM DIFERENCE TODAS HORAS, SENÃO SERÃO BANIDO

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Durante o ano passado a NIS America surpreendeu a todos, traduzindo para o inglês uma obra bastante excêntrica: Holy Invasion of Privacy, Badman! What Did I Do To Deserve This?. O jogo o colocava no papel de um senhor das trevas, incumbido de escavar o solo e dar vida a diversas criaturas para proteger seu servo dos ataques dos guerreiros da luz.

Ao que parece, os guerreiros não aprendem e continuam atrás das boas recompensas pela caça ao servo, já que teremos uma continuação, também para PSP. Caberá então a você — novamente no papel de excelentíssima malevolência — planejar a construção do calabouço, de modo que suas crias sinistras deem um basta à invasão!

De qualquer forma, quem aguardava por mais conteúdo pode finalmente colocar as mãos na versão de demonstração, liberada através do site oficial da companhia e da PlayStation Network. Um aviso: como o título é grande, daqui em diante escreveremos apenas “Badman”, ou “Badman! 2”...

Partindo do princípio

A versão de demonstração é dividida entre uma porção de treino e outra de estágios da campanha principal. Por mais que você já tenha dominado bem o sistema, recomendamos que você visite o treino para aprender a respeito das novas mecânicas de partida (que descreveremos nos próximos tópicos).

Para quem nunca teve contato com a série, vale o aviso: prepare-se para treinar muito a mente, pois apesar de ter comandos simplíssimos (basta pressionar quadrado para cavar buracos em blocos adjacentes ao caminho), Badman traz níveis estratégicos e de planejamento consideravelmente altos.

A boa notícia é que agora tudo está bem melhor explicado. O comportamento das geleias (as Slimenoss), das larvas e dos lagartos ganharam diagramas com setas e gráficos, dando uma ideia de como devem ser montadas os corredores, abrangendo desde a alocação de nutrientes no solo até a colocação de ovos no solo por parte dos bichos maiores.

O esquema básico continua o mesmo, isto é, você deve cavar liberando criaturas que percorrem caminhos pré-determinados, de forma que elas sigam depositando e coletando nutrientes no solo. Cada nível de acúmulo de nutrientes corresponde a uma criatura diferente, que se alimenta da versão mais fraca. Lagartos, por exemplo, adoram se alimentar de insetos.

Mutações? Muitas delas!

Entretanto, Badman 2 promete ampliar ainda mais as possibilidades de desenvolvimento das criaturas vistas no primeiro título. Agora, além do nível e da qualidade dos nutrientes depositados no solo, outro fator que influencia diretamente o tipo de monstro gerado é o mecanismo da mutação, descrito com bom humor, através da “Edição de Outubro” da revista mensal do Outro Mundo.

O que acontece é que cada criatura possui seu próprio ecossistema ideal. Insetos, por exemplo, devem viver cercados por grandes quantidades de Slimoness (as gelatinas esverdeadas), que servem como alimento, e sem ameaças por perto.

Quando este ambiente sofre alterações e criaturas passam a morrer — seja pela ação de predadores ou pela ausência de alimentos — as remanescentes percebem que há algo de errado e dão início ao processo de mutação.

A princípio existem três possibilidades de formato para suas criaturas. A primeira delas é a tradicional, desenvolvida a partir das melhores condições de vida (alimento abundante e poucas ameaças). A segunda é ativada quando a criatura é ameaçada internamente. Um bom exemplo é um inseto que está sendo caçado por diversos lagartos nos corredores da sua masmorra.

Já a final é a forma gigante. As crias percebem que precisam ficar de tamanhos enormes quando passam fome e não encontram alimento. Insetos viram serpentes, Lagartos dobram suas proporções. Como resultado desta cadeia alimentar mais complexa, surge a necessidade do jogador pensar não somente adiante, mas também na alocação das mais variadas unidades, de modo que elas não “fujam” de suas áreas para não atacarem umas às outras.

Venham, invasores!

Mas afinal de contas, qual o propósito de desenvolver todos estes labirintos cheios de criaturas? A resposta é simples: proteger seu servo, que não presta nem mesmo para se defender por conta própria. Por isso é necessário cavar com a picareta, de modo a posicioná-lo no canto mais protegido de todos.

A invasão só ocorre alguns minutos depois do início da rodada. Para atrapalhá-los, agora é possível ativar um terremoto. Eles ficarão tontos por alguns instantes, contudo, esta invocação tem seus efeitos colaterais: as mutações são impedidas e os pontos de picaretadas disponíveis diminuem rapidamente. Logo, procure utilizar os terremotos com muita sabedoria para não passar apertos mais adiante.

O toque especial

Outra pequena novidade pega o jogador de surpresa: as animações ao término de cada partida, mais precisamente quando os heróis morrem! Primeiro ele solta uma frase do tipo “eu sabia que isto aconteceria”. Depois de cair morto, ele ainda é humilhado pelo seu grande servo, que mostra o cadáver no chão e o chama para rir junto com ele.

É um toque de maldade, mas ao mesmo tempo de humor que o deixa mais interessado em continuar na construção pelos corredores sombrios.

Evolução inteligente

No fim das contas, Holy Invasion of Privacy Badman! 2: Time to Tighten Up Security! (sim, nós escrevemos tudo!) é uma evolução natural do primeiro título, que traz mecânicas mais variadas — tais como os tremores e as mutações — uma narrativa mais robusta, explicações mais completas e a mesma dose de humor advinda do servo das trevas.

Quem não gostou do primeiro game não tem porque tentar de novo (os gráficos e sons são idênticos), mas quem amou a fórmula pode se preparar para o dobro de diversão. O lançamento está previsto para março deste ano. Fiquem ligados e aproveitem a versão de demonstração, disponibilizada através do site oficial da companhia

Nenhum comentário: