Xat

REGRAS -NÃO COLOCAR LINKS DE SEU BLOG , NEM FAÇAR propaganda de blog , NEM ESCREVE MUITA PALAVRÃOS ,NEM XINGAR, NEM COLOCAR SEU ORKUT AQUI NEM MSN, QUE QUISER COLOCAR EM PRIVADO OK?, NEM COLOCAR VIDEO DE PUTARIA OU FOTO TAMBEM,SEM FANBOY, nem faz muita flooder,NEM FACAR BARULHOR DE SOM DIFERENCE TODAS HORAS, SENÃO SERÃO BANIDO

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Heavy Rain: controles sensíveis a movimento, atores e o futuro.

Heavy Rain é um dos jogos mais esperados para os usuários do PlayStation 3. A Quantic Dream, estúdio responsável pelo título, já vem criando expectativa nos jogadores desde o primeiro anúncio do game. Desde o primeiro vislumbre, todos não pararam de comentar sobre o game. Mesmo depois de seu lançamento, Heavy Rain continua no foco das atenções.

A Quantic Dream e o drama dos controles sensíveis à movimento

Primeiramente, David Cage, o chefe da Quantic Dream, revelou algo assustador. Segundo Cage, a companhia já pensava em adotar controles sensíveis a movimentos para Heavy Rain antes mesmo do Arc — nome provisório dado ao controle do PlayStation 3 — ser anunciado, há cerca de quatro anos.

Cage diz que: “Nós estávamos interessados em 3D e controle sensíveis a movimentos,” o que revela também a curiosidade em criar um game com suporte ao 3D estereoscópico. Além disso, o chefe comenta que Heavy Rain contava com uma jogabilidade baseada em um controle sensível a movimentos desenvolvido pela própria companhia.

O controle seria acoplado ao Dual Shock, contando com três pequenas luzes que poderiam ser detectadas pela EyeToy, a câmera do PS3. Mas, infelizmente, a Sony revelou que isto não era possível no momento, fazendo com que a companhia retornasse aos controles convencionais. Curiosamente, o Arc deverá chegar pouco depois do lançamento do console.

A Quantic Dream não esconde seu interesse em criar algo com os controles sensíveis a movimento e Heavy Rain certamente seria uma boa pedida, pois o título possui uma jogabilidade que foca em ações e movimentos que poderiam ser facilmente imitados com um controle.

Heavy Rain conta com uma jogabilidade centrada nos movimentos

Além disso, a própria companhia confessou que é fã deste tipo de controle. “Nós começamos a brincar com o controle sensível a movimentos, e sim, nós definitivamente queremos fazer algo com ele”, palavras de David Cage.

O chefe da companhia ainda disse que: “Sempre é possível melhorar, e nós temos outras ideias que serão implementadas no nosso próximo game. E existem também outros periféricos chegando que desejamos explorar”, falando claramente dos controles de desenvolvimento.

Mas, será que este “próximo game” será outro exclusivo do PlayStation 3? Basicamente, a Quantic Dream, que não é propriedade da Sony, comentou que a exclusividade depende da distribuidora do título. Se for a Sony, como em Heavy Rain, certamente será outro game único para PS3.

Um pouco mais da alma de Heavy Rain

David Cage certamente tem orgulho de seu belo trabalho. A prova disso é a dedicação e os objetivos traçados para seu game, muitos dos quais foram atingidos com sucesso. Um deles é criar um jogo que fosse conseguisse ser emocional e interativo ao mesmo tempo.

“Eu nunca quis fazer um filme. Eu realmente queria criar uma jornada emocional, onde o jogador realmente se sentiria imerso e emocionalmente envolvido na experiência”, diz Cage. O chefe também exalta que a história de Heavy Rain deve trazer alguns momentos muito emocionais conforme o jogador controla e cria afeto com os quatro protagonistas do título. “Quando eles se sentem constrangidos, ou desconfortáveis, ou realmente deprimidos, de certa maneira, você pode sentir isso como um jogador e compartilhar isso com eles”, afirma Cage.

O chefe da Quantic Dream também deixa claro seu desejo de despertar emoções complexas que normalmente não são encontradas nos games. “Normalmente você encontra medo, stress, poder ou frustração, mas eu queria explorar tipos bem diferentes de emoções e esta história era a maneira perfeita para se fazer isto”, diz David.

Personagens marcantes

Mas, qual é o motivo de Heavy Rain contar com quatro personagens? Segundo Cage, isto é algo que foi primeiramente explorado em Omikron, um dos primeiros jogos da companhia, e que o time desejava revisitar.

David diz ser muito interessado na esquizofrenia — estado no qual a pessoa se desliga da realidade — e na possibilidade fornecida pelos games de encarnar um personagem. “Diversas séries de TV dos últimos anos estão utilizando narrativas com diversos personagens ao mesmo tempo”, afirma o chefe do time. “Isso demonstra que a audiência pode simpatizar com diversos personagens e não apenas um”, explicando o motivo de escolher vários protagonistas para o game.

Além disso, cada um dos personagens do game conta com características marcantes, algo que já é explorado no universo do entretenimento eletrônico há um bom tempo. Entretanto, em Heavy Rain tudo é diferente, e David decidiu explorar estas características atrelando-as à trama e às personalidades.

Cage comenta um pouco sobre a importância das personalidades para Heavy Rain, dizendo:

Shelby, por exemplo, sofre de asma, ou Madison sofre de insônia, ou Jayden é viciado em Triptocaína, e Ethan sofre com sentimentos de culpa. Eu acho que isso ajuda a criar personagens bem balanceados, mas também personagens com credibilidade, pois no mundo real ninguém é absolutamente perfeito e possui apenas pontos positivos.

Para finalizar o assunto, David Cage lança uma frase muito interessante: “Todos nós temos nossas fragilidades, e eu acho que estas fragilidades fazem eles parecerem reais.”

A face do game


Você já deve conhecer cada um dos quatro personagens de Heavy Rain. Sem dúvidas, os protagonistas contam com personalidades marcantes, como o próprio Cage menciona, mas também são encarregados de ilustrar a fantástica trama do game. Mas quem são os atores por trás dos modelos virtuais?

Felizmente, você poderá conhecê-los. Agora. Jem Alexander, do blog oficial do PlayStation na Europa, postou algumas imagens com fotos dos atores que dão vida aos protagonistas do game. As imagens impressionam, pois muitos são realmente parecidos com seus modelos virtuais. Confira.

Nos games e na realidade


Achou parecido?

Só faltou a barba

O cabelo é diferente, mas o rosto é bem parecido

Para finalizar, uma imagem extra da belíssima Jacqui Ainsley, que interpreta a também bela Madison Paige.

E você babando pela Lara Croft...

E o futuro?

A Quantic Dream certamente continuará lançando jogos, provavelmente excelentes, mas como eles serão? Recentemente, David Cage revelou que ele continuar criando jogos, mas agora sem foco nos serial killers, como aconteceu nos três últimos games da companhia. Mesmo assim, Heavy Rain conta com indícios que apontam para uma sequência, a qual já foi descartada por Cage. Vai saber.

Agora, Cage tem como desafio criar um drama interativo para vários jogadores simultaneamente, uma espécie de Heavy Rain com modo cooperativo. Uma missão no mínimo muito complicada, que deve trazer resultados interessantes. “Eu acho que isto é possível e acho que este é o próximo desafio. Seria fascinante. Incrivelmente desafiador”, admite o chefe da Quantic Dream.

Heavy Rain chegou às lojas ontem (23/02) e em breve você confere uma análise completa do jogo aqui no Baixaki Jogos.


Um jogo memorável. Um futuro promissor

Nenhum comentário: