Xat

REGRAS -NÃO COLOCAR LINKS DE SEU BLOG , NEM FAÇAR propaganda de blog , NEM ESCREVE MUITA PALAVRÃOS ,NEM XINGAR, NEM COLOCAR SEU ORKUT AQUI NEM MSN, QUE QUISER COLOCAR EM PRIVADO OK?, NEM COLOCAR VIDEO DE PUTARIA OU FOTO TAMBEM,SEM FANBOY, nem faz muita flooder,NEM FACAR BARULHOR DE SOM DIFERENCE TODAS HORAS, SENÃO SERÃO BANIDO

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Refrigeração do PC garantida. Não corra riscos

Refrigeração do PC garantida. Não corra riscos.
imagem

Aquele jogo que sempre rodou tranquilamente no micro agora demora horrores para carregar. Quando se está bem no meio de um vídeo, a tela fica escura e o PC reinicia. Abrir um programa gráfico, como o Photoshop, leva o dobro do tempo gasto antes. Estes sintomas podem ter vários diagnósticos, mas é provavel que o problema sempre esteja relacionado a um vilão: A TEMPERATURA.
Especialmente no verão, ou em lugares muito quentes, como no Norte e Nordeste, é fundamental ficar atendo para a refrigeração do PC.
Hoje em dia, tão importante quanto um bom processador, um pente de memória de qualidade e a placa de vídeo de ultima geração para seus jogos mais sofisticados, tem-se que ter muita atenção na refrigeração de seus componentes.
De que adianta ter as melhores peças no PC, gastar uma boa grana com produtos de marca, se você se esquece de algo fundamental, e acaba perdendo os componentes por um descuido comum?
Aqui vou passar algumas dicas importantes para não correr o risco de ter seu micro fritando.

Ambiente

O ideal é manter o micro em uma sala com ar-condicionado. Os testes-padrão da industria de computadores são feitos a 25ºC. No verão, com temperaturas chegando facilmente aos 30ºC, a vida útil das peças se reduz. Caso não haja a possibilidade de instalar um ar condicionado no local, o indicado é colocar o PC em um local bem ventilado, longe do contato com o sol, e em ultimo caso, como muitos fazer, deixar um ventilador voltado para ele. Pelo menos o ar quente é circulado e trocado.

Posição

Muitas vezes aquele movel tão bonito, que integra harmoniosamente o gabinete aos outros equipamentos, pode ser perigoso. Não deixe o micro muito proximo das paredes e dos móveis, prejudicando a dissipação do ar quente. Dentro de racks com fundo fechado, ou em móveis com gaveta, deve-se redobrar a atenção, pois o PC pode esquentar demais em ambientes pequenos e fechados.
Recomenda-se uma distância mínima de 10 cm nas laterais e 15 cm na tampa superior e no fundo do gabinete.

Coolers e Fontes

Cooler é o conjunto de dissipação térmica responsavel pela diminuição do calor. Consiste basicamente em dois componentes: o microventilador, conhecido como fan, e o dissipador, responsavel pela transferência de calor.
Dissipadores de cobre são mais eficientes do que os de alumínio. Há também coolers que usam água (mais caros e poderosos), como um radiador, e os equipados com “heat pipes”, tubos com gás para resfriamento. Ao instalar os coolers no micro, cuide do seguinte:
Para cada cooler que empurra o ar pra dentro do gabinete (sistema de ventilação), deve haver outros dois para sugar o ar quente para fora (sistema de exaustão). Isso faz o ar circular e evita que o PC se torne uma estufa;
Além do processador, a placa de vídeo exige atenção. As mais modernas e poderosas podem chegar a até 250 Watts de potência. Em alguns casos pode-se intalar um ventilador de 60 ou 80 milímetros na tampa superior, onde o ar quente tende a se acumular.
Existem diversos tipos de coolers e dissipadores, que podem ser usados em memórias, HDs, Gabinetes, Placas de Vídeo e até Notebooks para evitar o aquecimento excessivo.

imagem

Cooler básico, achado nas lojas em torno de R$ 20,00

imagem

A Ventoinha Fan,recurso barato ajuda o fluxo de ar dentro do PC


Outro componente que geralmente não é muito lembrado na hora de montar um micro, e que influência muito na segurança é a fonte de força. O mais comum é a instalação de fontes mais simples, ou compradas em kits com o gabinete, ou modelos baratos, em torno de R$ 50,00. Geralmente essas fontes não possuem potência suficiente para muitos periféricos, o que pode provocar o superaquecimento do computador.
Os modelos mais comuns, de 200 ou 300W são insuficientes para computadores mais equipados. O mais indicado é adquirir fontes de marcas conhecidas, como CoolerMaster, Zalman ou Spire, que custam um pouco mais no orçamento, mas oferecem potência real de 500W ou mais. Geralmente essas fontes possuem melhor acabamento, com ventoinhas de 120mm ao invés das fontes tradicionais, que oferecem ventoinhas de 80mm e são muito mais simples de acabamento e qualidade.

Sinais de Problemas

Alguns sinais são caracteristicos para identificar problemas em seu computador, como por exemplo:

-Barulho ao ligar o computador, calor elevado ao encostar a mão sobre a parte de cima do gabinete ou atrás, proximo à fonte

-A máquina desliga sozinha ou nem liga

-O sistema operacional trava constantemente e apresenta erros de memória na tela

-O computador trava em meio a programas gráficos ou jogos, ou mesmo reinicia.
imagem

Cooler Asus Triton - até 1.300 RPM


Quando um computador começa a apresentar alguns desses sintomas em pequenos espaços de tempo, varias vezes por dia, pode ter certeza, alguma coisa não está funcionando como deveria. É hora de chamar um técnico e ver o que está
acontecendo.

Poeira – Pequeno Grande Vilão

Hoje em dia, a poeira é um vilão tão prejudicial quanto o calor, pois além do aquecimento, a poeira prejudica diretamente os periféricos do computador. Elas criam camadas que impedem os coolers de funcionar normalmente. Se o cooler está muito sujo, passa agirar mais rápido para atingir a mesma performance. Isso aumenta o ruído e pode ser um indicativo de problemas.
Periodicamente deve ser realizada uma limpeza interna nos coolers e periféricos do computador, principamente em lugares com muita incidência de poeira, como em construções.
imagem

Gabinete com entrada de ar lateral e filtro para proteger da poeira.

Cuidados Importantes

Alguns cuidados podem ser tomados para evitar maiores danos ao PC:

-Evitar fumar ao lado do computador

-Evitar deixar panos, papéis ou revistas sobre o gabinete

-Nunca coloque o micro em mesas com todos os lados fechados

-Nunca deixar o computador em uma mesa que tenha contado direto com o sol.

É possivel monitorar a temperatura do computador com programas como o SpeedFan e Everest. Fabricantes das placas do micro, hoje, costumam mandar junto com os softwares de instalação, programas de diagnósticos.

Nenhum comentário: