Xat

REGRAS -NÃO COLOCAR LINKS DE SEU BLOG , NEM FAÇAR propaganda de blog , NEM ESCREVE MUITA PALAVRÃOS ,NEM XINGAR, NEM COLOCAR SEU ORKUT AQUI NEM MSN, QUE QUISER COLOCAR EM PRIVADO OK?, NEM COLOCAR VIDEO DE PUTARIA OU FOTO TAMBEM,SEM FANBOY, nem faz muita flooder,NEM FACAR BARULHOR DE SOM DIFERENCE TODAS HORAS, SENÃO SERÃO BANIDO

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Metro 2033: o maior trunfo dos PCs em 2010?

Se você se conhece como pessoa, já deve ter ouvi falar de Crysis, certo? Exato, aquele jogo lançado em 2007 que você até agora não conseguiu rodá-lo satisfatoriamente, mesmo já tendo trocado de placa de vídeo umas três vezes desde então, mas que ainda assim você tira o chapéu pra tamanha beleza gráfica.

imagem


O que é, o que é? É pós-apocalíptico mas não é Fallout 3, é foto-realista mas não é Crysis?

Referência no quesito visuais foto-realistas em video games, Crysis fez escola: além de uma continuação estar a caminho, duas franquias do leste europeu estão se baseando na mesma filosofia tenha-um-hardware-f*da-ou-fique-sem-jogar da Crytek, dona do nosso shooter sci-fi irrodável. Uma delas é S.T.A.L.K.E.R., da ucrania GSC Game World, que é bastante conhecida e já está aí já faz algum tempo, acumulando três títulos e uma série de críticas que vão desde elogios à trama misteriosa até xingamentos quanto ao número assustador de bugs e glitches presentes em seus jogos.

A outra é Metro 2033, um RPG/FPS ambientado numa pós-apocalíptica Moscou, capital russa – bem ao estilo Fallout 3 –, da também ucraniana 4A Games, que deve sair para PC e Xbox 360 dia 16 de março.

Não se sabe se Metro 2033 será exatamente uma franquia, mas, de acordo com o Destructoid, o jogo em si virá com uma série de exclusividades em sua edição para computadores, entre elas pleno suporte ao DirectX 11, uso do motor físico NVIDIA PhysX e, para quem tiver um monitor à altura, a possibilidade de utilizar a tecnologia NVIDIA 3D Vision, que consiste no uso óculos especiais que permitem visuais em três dimensões.

E não é só isso. Metro 2033 foi anunciado lá em 2006, mas só começou a ganhar a mídia mais recentemente quando a publisher THQ iniciou a pré-venda do título em loja virtuais, com o Steam, enquanto a NVIDIA, gigante das placas de vídeo, revelava a forte participação de seus engenheiros no desenvolvimento do metade-Crysis-metade-Fallout ucraniano, o que jogou a expectativa ao redor do título lá nas alturas. A própria NVIDIA prometeu que Metro 2033 terá “as mais avançadas técnicas de DirectX 11 já vistas”. Dê uma olhada na fervorosa declaração de Tony Tomasi, da NVIDIA:

“Nossos engenheiros estiveram acompanhando de perto o trabalho da 4A Games para ter certeza que Metro 2033 use todas as vantagens disponibilizadas pela nova geração de hardwares compatíveis com o DirectX 11. [...] O 4A Engine é um dos mais avançados motores gráficos que nós já trabalhamos e, com o DirectX 11 ligado, Metro 2033 será indiscutivelmente um dos mais belos jogos de PC de 2010. Combine isso com o NVIDIA 3D Vision e o PhysX e você terá uma experiência visual arrasadora”.

Se já estávamos preocupados com as recentes declarações da revista alemã PCGames a respeito de Crysis 2, colocando-o como o mais belo jogo já visto, antes mesmo de ser lançado, Metro 2033 é outro título que a comunidade gamer no PC receberá com euforia mas ao mesmo tempo com cautela. No nível crítico que os computadores estão chegando como plataforma de jogos, qualquer título que seja exclusivo ou que ao menos apresentem exclusividades no PC já é lucro. Metro 2033 é uma dessas raridades, e provavelmente será um dos poucos trunfos do PC em 2010. Uma gigante dos hardware acompanhando os trabalhos de perto, suporte ao DirectX 11, óculos 3D e motor físico dedicado em um só jogo – algo que os consoles não têm ou não receberão tão cedo assim.

Ao mesmo tempo, isso é preocupante do ponto de vista consumista. Essas exclusividades vão sair caras, tanto para a própria desenvolvedora que investirá pesado em seu título quanto para quem quiser curtí-lo em máxima qualidade. DirectX 11, óculos 3D e PhysX são tecnologias que ainda estão em processo de introdução e ainda não chegaram a classe mainstream (popular). Isso quer dizer que você só poderá tirar proveito delas se seu computador (e seu bolso) estiverem preparados para tamanho investimento. Caso contrário, nenhuma dessas vantagens estarão presentes e essa euforia que cerca a versão para PC de Metro 2033 vai pelo ralo ou pouco servirá ao seu entretenimento.

imagem


Metro 2033: o grande trunfo dos PCs em 2010?

Quanto ao jogo em si, as promessas também são altas e, se você gostou de Fallout 3, não há porque deixar o Crysis russo aqui de lado. Pelo que foi revelado da trama de Metro 2033 até agora, o plano de fundo será Moscou, a capital russa, que foi alvo do que parece ser um ataque nuclear. Você assumirá o papel de Artyom, um sobrevivente que nasceu alguns dias antes de tudo vir abaixo, mas que agora vive em colônias de refugiados situados nos túneis de metrô da capital vermelha, famosos por serem blindados contra desastres nucleares graças ao temores da Guerra Fria. Um acontecimento não especificado lhe força a lutar pela sobrevivência e proteger o que sobrou da humanidade. O que acontece depois, só saberemos jogando.

Metro 2033 não será um jogo para novatos, visto que a sua desenvolvedora pretende torná-lo o mais realista possível. As informações na tela serão escassas, o HUD quase não existirá, medidores de saúde e munição foram aposentados e itens como máscara de gás terão um tempo útil limitado que terá que ser medido manualmente pelo próprio jogador utilizando um relógio de pulso, por exemplo.

Para terminar, o que podemos esperar de Metro 2033? Simplesmente o que foi dito durante todo o artigo: um Crysis oriental. Bonito, com uma história bacana e boas horas de diversão mas que cobrará um alto preço por uma performance satisfatoria e um visual decente. Sem dúvida, será o trunfo dos PCs bem preparados, mas, àqueles que não tiver condições de adquirir um bom processador ou placa de vídeo, meus pêsames.

Confira outras imagens na galeria do jogo.

Nenhum comentário: