Xat

REGRAS -NÃO COLOCAR LINKS DE SEU BLOG , NEM FAÇAR propaganda de blog , NEM ESCREVE MUITA PALAVRÃOS ,NEM XINGAR, NEM COLOCAR SEU ORKUT AQUI NEM MSN, QUE QUISER COLOCAR EM PRIVADO OK?, NEM COLOCAR VIDEO DE PUTARIA OU FOTO TAMBEM,SEM FANBOY, nem faz muita flooder,NEM FACAR BARULHOR DE SOM DIFERENCE TODAS HORAS, SENÃO SERÃO BANIDO

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Guerra virtual entre torcidas de futebol no RJ e outras partes do Brasil

Jogo estimula confrontos violentos e ações como ataques a ônibus

Rio - A violência real entre torcidas de clubes de futebol invadiu o mundo virtual. Torcedores do Rio e outras partes do Brasil criaram uma versão tupiniquim do GTA (Grand Theft Auto), jogo de computador no qual o personagem é um bandido e ganha pontos ao roubar, atropelar e matar pessoas. A versão brasileira divulgada pela Internet envolve guerra entre torcidas organizadas, brigas em estádios, ataques a policiais, emboscadas a ônibus de times rivais e muitas cenas de violência.
imagem


Com armas e atuando com outros jogadores, usuário ganha pontos após os crimes e atos violentos que comete | Foto: Divulgação
“É a nova febre. Os jogadores tentam reproduzir as brigas reais, combinam duelos e exaltam os feitos pela Internet”, revela o torcedor do Botafogo que se identifica como Carniceiro 2010 e afirma integrar a Fúria Jovem.

"É um jogo de extremo mau gosto, que banaliza a violência. O que fazemos é investigar se há incitação aos crimes de agressão e vandalismo, para que não aconteçam de verdade”, explicou a delegada da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, Helen Sardenberg.

As cenas do GTA Torcidas são de puro vandalismo e algumas acontecem ao som da batida funk carioca. No jogo, o internauta escolhe seu uniforme de torcida organizada e acessórios como touca e agasalhos. Em um módulo, Fúria Jovem e Torcida Jovem do Flamengo se enfrentam nas arquibancadas. Quando policiais intervêm, são alvos de chutes e socos. Em outras opções, ônibus de torcidas se encontram, e o internauta deve atacar os adversários. Há ainda uso de armas, ataque a carros com torcedores e pichações, entre outras formas de violência.

“Já virou mania entre os adolescentes. No site do GTA Torcidas, já são mais de 430 mil acessos”, afirma o estudante R., 17 anos. “Eu não brigo na rua, mas é fato que, mesmo que seja um jogo, incita a violência”. Em comunidades como a Rivalidades Cariocas, com 64.115 membros, no Orkut, torcedores extrapolam as fronteiras das ameaças virtuais. “Saiam do computador e vamos brigar na pista!”, sugere um dos internautas.

Para as crianças, risco é de verdade

A ONG SaferNet alerta para os riscos de um jogo de violência. O psicólogo Rodrigo Nejm diz que GTA Torcidas traz prejuízos para o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes.

“Há jogos que estimulam a criatividade, a estratégia e até a expressão de um pequeno grau de agressividade, que faz parte. Mas este jogo passa do limite do tolerável e torna natural a violência cotidiana. E é aí que mora o perigo”, adverte.

Conversas e agressões vão ser monitoradas

A Delegacia de Repressão aos Crimes da Internet (DRCI) faz diariamente uma ronda virtual para combater crimes na rede. Informados sobre o GTA Torcidas, os investigadores prometem monitorar conversas e agressões virtuais, a fim de impedir que o jogo estimule a violência no mundo real.

Eles afirmam que é possível identificar o criador do programa e os ‘brigões’, mas criticam a legislação, que não acompanha o avanço da Internet. Segundo os policiais, provedores que mantêm esses tipos de site também podem ser autuados

Nenhum comentário: