sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Google deve ter ajuda de "espiões" para investigar ataques de hackers na China

Jornal diz que empresa negocia acordo com centro de espionagem dos EUA


imagem


O serviço de buscas na Internet Google está para concluir um acordo que permitiria que a National Security Agency (NSA, centro de espionagem do governo dos Estados Unidos) ajudasse a investigar um ataque virtual supostamente originado na China. A informação é do jornal norte-americano Washington Post.

O objetivo da investigação é defender melhor o Google, maior companhia mundial de buscas na internet, e seus usuários contra futuros ataques. As fontes do jornal disseram que a aliança entre o Google e a NSA, a mais poderosa organização mundial de vigilância eletrônica, seria dirigida a permitir que as duas partes trocassem informações essenciais sem que isso viole as normas do Google ou as leis que protegem a privacidade das comunicações online.

Sob o acordo, a NSA não teria acesso às buscas de usuários ou a suas contas de email. O Google também não divulgaria dados exclusivos da empresa para a NSA. O Google tomou em 12 de janeiro a incomum decisão de anunciar que havia sido alvo de sofisticados ataques virtuais em dezembro e que revisaria suas operações e negócios na China.

A empresa disse que os ataques de hackers foram dirigidos às contas do Gmail de ativistas chineses dos direitos humanos, e uma investigação constatou que pelo menos 20 outras grandes empresas foram alvo de ataques semelhantes.

A China respondeu alguns dias depois e defendeu o controle que o governo realiza sobre a internet, mas negou qualquer ligação com a ação dos hackers. Um importante funcionário do governo chinês disse que pornografia, fraudes e boatos online representavam uma ameaça e que a mídia de internet deveria ajudar a "orientar a opinião pública na China".

Dennis Blair, o diretor nacional de inteligência dos EUA, disse na terça-feira (2) que os ataques de hackers contra o Google foram um sinal de alerta. Uma parceria entre o gigante das buscas de Internet e a NSA envolve a delicada questão de encontrar o ponto de equilíbrio entre a proteção à privacidade pessoal e a defesa da segurança nacional online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

poder tudo que quiser de video game