segunda-feira, 1 de março de 2010

Aplicativo liga fotos de estranhos a seus dados em redes sociais

Recognizr permitirá tirar fotos de desconhecidos e descobrir informações sobre eles

O protótipo de um aplicativo para celular que permite ao usuário encontrar nomes e números de estranhos, nem foi lançado ainda e já foi apelidado de o “sonho dos perseguidores”.

Chamado de Recognizr (reconhecedor, em inglês), ele foi criado para encontrar informações pessoais por meio de um software de reconhecimento facial, revelou o jornal inglês DailyMail nesta segunda-feira (1).

O usuário só precisa tirar uma foto de uma pessoa e apertar no botão “Reconhecer”. A foto é, então, comparada às exibidas em sites de redes sociais, como o Facebook e o Twitter, antes que as informações pessoais, que podem incluir números de telefone, endereços e e-mail, sejam enviadas ao usuário.

O Recognizr foi criado pela empresa sueca The Astonishing Tribe (uma tribo surpreendente, em tradução livre), que está testando o software em celulares com câmeras de com pelo menos cinco megapixels de resolução.

Especialistas em segurança já criticaram o software por permitir a ladrões que descubram onde vivem seus alvos potenciais. Simon Davies, da Privacy International, diz que o Recognizr só piorou o que já era ruim.

- Ele pega os perigos que já existem e os aumenta ainda mais.

Os especialistas também temem que o aplicativo possa levar a um aumento no número de pessoas sendo seguidas por aqueles que conseguirem suas informações pessoais.

O pesquisador Ian Brown, do Instituto de Internet da Universidade de Oxford, chamou a atenção para outro detalhe.

- Um rapaz pode tirar uma foto de uma menina em um bar e descobrir todo o tipo de informação sobre ela.

Veja vídeo abaixo para ver o protótipo em ação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

poder tudo que quiser de video game