quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Sandy Bridge terá duas GPUs?

Nós estamos um tanto quanto chocados em saber que a Intel deverá ser a primeira companhia a lançar duas GPUs no mesmo die. Isso significa que a Intel não será somente a primeira a lançar uma GPU integrada monoliticamente com a CPU e fará a "Fusion" antes da AMD, mas será também a primeira companhia a lançar duas GPUs no mesmo die.

De acordo com os planos da Intel que foram revelados por parceiros e membros de dentro da indústria, a nova arquitetura em 32nm terá de um a dois núcleos gráficos em um die monolítico. A Intel também irá permitir que você conecte placas discretas via PCI-E 16X e SLI/Crossfire também serão possíveis com dois slots PCI-E em 8X. É possível que isso aconteça em placas-mãe para desktop, mas não para notebooks.

Neste momento, não temos conhecimento de que a Nvidia e a ATI irão lançar suas soluções dual-GPU em um único chip, mas se você olhar uma placa high-end, por exemplo o Fermi, essa placa possui 512 shader cores e se você cortá-los pela metade, você terá uma placa do segmento mainstream. Com este pensamento, ATI e Nvidia poderiam fazer chips high-end a partir de quatro GPUs low-end...

Antes, porém, da chegada da nova geração, a Intel lançará o Westmere, versão refinada dos Nehalems, trazendo o processo de fabricação misto em 45nm (GPU) e em 32nm (CPU). Ainda de acordo com as mesmas fontes, o Sandy Bridge ganhará uma versão mais moderna, com litografia em 22nm, chamada Ivy Bridge.

Ao passar do Westmere para o Sandy Bridge, a Intel dará um passo importante na unificação de um chip com funções de CPU e GPU, tudo em um mesmo encapsulamento, nos mesmos moldes do AMD “Swift”, mais conhecido pelo nome de projeto Fusion.

A GPU dentro do Sandy Bridge terá clock entre 1-1.4Ghz, conectado diretamente a memória cache L3 de 8MB. A controladora de memória, mais conhecida como Northbridge, está ligada
à L3, o que em outras palavras quer dizer que a GPU, assim como a CPU, irá se beneficiar do uso da referida cache.

Espera-se ainda que o IMC trabalhe na mesma freqüência da DDR3, isto é, em 1600Mhz, e não mais em 1066Mhz como ocorre com o Nehalem.


imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

poder tudo que quiser de video game