
História
O aplicativo STEAM foi lançado pela VALVE em 2002 para tentar combater a pirataria, vendendo títulos de games de PC por Download.
Primeiramente não foi revelada a data no qual ele foi criado, mas foi anterior a 2002. Antes de ser STEAM, recebeu os codinomes: “Grid” e “Gazelle”. Foi anunciada ao público em 22 de março de 2002 na Game Developers Center, somente como uma plataforma de rede de distribuição.
O aplicativo-cliente foi disponibilizado no mesmo ano (2002) durante o período de Beta-Tester de Counter-Strike 1.6.
Na mesma época a VALVE começou a negociar com diversas editoras e desenvolvedores independentes para lançarem seus jogos via STEAM, em geral com desconto na pré-compra de 10% do valor sugerido.
O STEAM foi bem aceito por simplificar o modo de compras de jogos on-line. Com o aumento de banda e a internet ficando mais barata(fora do Brasil), foi possível fazer o sucesso que a STEAM é hoje. Além de, quando lançados PATCHES de correções, ele atualizar automaticamente os jogos. O que é comum nos jogos de PC, para arrumarem BUG’s no jogo.
Segurança
Após o lançamento de Half-Life 2, surgiram hacks que permitiam jogá-lo gratuitamente sem a autenticação no Steam. A Valve respondeu a esses hacks atualizando os servidores e desabilitando contas de usuário. Ainda é possível copiar e executar alguns jogos do Steam, alguns sem restrições para os modos de múltiplos jogadores e até para uso em servidores não-oficiais, que ainda é o caso do Counter-Strike. Um caso recente de “quebra” do STEAM foi no lançamento do jogo Call of Duty Modern Warfare 2. Surgiram cópias não legitimas, sem o STEAM, para se jogar no modo OFF-LINE. Não é possível jogar online, justamente por não ter o STEAM. E mesmo se conseguirem conectar, a VALVE detecta e BANE o usuário que está jogando com um jogo Pirata.
Balanço da STEAM de 2009
• 25 milhões de contas;
• Só em dezembro de 2009, foram 2,5 milhões de novas contas;
• Média mensal de 13 bilhões de horas jogadas;
• Mais de 1000 jogos disponíveis, de 100 desenvolvedores diferentes;
• Crescimento em 2009 de 205%.
Dados: Steam Community
E nós Brasileiros?
Para nós, somente existe a facilidade de acesso a internet, mesmo que não seja rápida.
Mesmo assim, os Brasileiros fazem a festa na STEAM.
Pois assim, nós não pagamos os absurdos impostos que o governo impõe, tornando “mais barato” o Game. O único “contra” é que é vendido por DÓLAR, ou seja, esperar que o DÓLAR esteja baixo para poder comprar o jogo “mais barato”.
Títulos como: Call of Duty Moder Warfare 2 (Activision), via STEAM está atualmente em: $59.99 USD (Atualmente cerca de: R$112,00. Dados com o valor da Taxa de Câmbio Atual)
O Aplicativo também é em Português.
Mas ainda assim fomos “esquecidos”.
Jogos como Grand Theft Auto (Rockstar Games), não estão disponíveis para o Brasil. Mas no ato do cadastro, é somente colocar como EUA, não BRASIL, que o sistema libera.
Compras
Para realizar a compra, pelo Brasil, você terá que ter um Cartão de Crédito com suporte a comprar internacionais(Isto é um contra).
E quando recebo o Jogo?
Você não rebede o jogo em mídia física em sua casa.
Para ter uma boa experiência com o STEAM é necessário ter uma conexão Banda-Larga para poder fazer o download LEGAL do jogo. Nas mídias físicas, ele é detectado via CD/DVD que o jogo é original, via STEAM não, ele detecta com o próprio aplicativo que seu jogo é original.
Recentemente a Ubisoft, disse que irá colocar no seu mais novo sucesso, um modo semelhante de detecção do jogo. Porém você tem que estar conectado para jogar, caso a conexão caia, o jogo PAUSA e só volta quando houver uma conexão com internet. Via STEAM não. Ele detecta somente uma vez e não precisa estar conectado para jogar.
”Concorrência”
Atualmente a STEAM tem concorrentes.
A Microsoft tem o Games on Demand,que funciona parecido como o STEAM.
Ubisoft esta trabalhando no mesmo modo de vendas.
A EA tem seu próprio modo de vendas, mas logicamente que somente jogos de sua autoria.
Exclusivo para a GameVício. By.KITT_2
Nenhum comentário:
Postar um comentário