Aliens são criaturas completamente aterrorizantes. Criadas pelo surrealista H.R. Giger, os extraterrestres apareceram pela primeira vez na obra de Ridley Scott, lançada em 1979, na qual uma espaçonave vivia em terror ao conviver com as criaturas. Logo, os monstrengos se tornaram famosos, gerando diversos outros filmes — incluindo uma sequência dirigida por James Cameron, mais focada na ação — além de aparições nos quadrinhos, games e outras mídias.
Mas, felizmente, estes não são os únicos extraterrestres que causam arrepios nos espectadores. Em 1987, Arnold Schwarzenegger encarava uma missão difícil: eliminar o Predador. Se você não está familiarizado com este nome, é melhor tomar cuidado. Trata-se de um alienígena extremamente poderoso — e feio — que possui um arsenal invejável e habilidades como camuflagem total.
Estas duas franquias ficaram marcadas na história do cinema, servindo de exemplo para diversos outros filmes, graças ao design memorável dos monstrengos. Em 2004, o inesperado ocorreu. Sob a direção de Paul W. S. Anderson, que também é responsável pela adaptação de Resident Evil aos cinemas, Alien vs. Predador chegava aos cinemas surpreendendo a todos. Mas, ao contrário do que se pode imaginar, essa mistura não deu muito certo.
Felizmente, nos games, essa mistura já rendia bons jogos. Em 1999, muito antes de o filme chegar às telonas, a Rebellion lançava Alien versus Predator (também conhecido como AVP), um FPS que rendeu muita diversão ao redor do mundo. Depois de uma sequência, a série deve finalmente retornar com força total, desta vez no Xbox 360, PC e PlayStation 3.
Novamente, a Rebellion está encarregada de desenvolver o título, que chegará ainda neste ano. Se você acompanha o Baixaki Jogos, provavelmente deve estar por dentro da trama e das novidades do game. Desta vez, focaremos nos modos multiplayer. Vamos lá!
Mexendo com o que estava quieto
Bem, conforme mencionamos, o foco desta prévia é a modalidade para vários jogadores. Entretanto, para você não ficar perdido, decidimos recapitular a trama de AVP. A campanha single player do game conta com três espécies: aliens, Marines (humanos) e predadores. Sua jornada ocorre 30 anos após os eventos retratados em Alien 3, baseado em um planeta chamado BG-386, o qual é dominado por florestas.
Segundo a própria Sega, responsável pelo título, AVP deve contar com um clima típico dos jogos estilo survival horror, mas em uma perspectiva diferente dos jogos do gênero — aqui o assunto é FPS. Basicamente, os Marines estão tentando colonizar o planeta BG-386, mas nada vai como planejado, e a sobrevivência se torna o único objetivo.
Humanos, aliens e predadores
Certamente, cada uma das “classes” do game conta com habilidades diferentes. Os humanos, por exemplo, possuem ataques corpo-a-corpo básicos e a capacidade de se defender. Além disso, os Marines também contam com um vasto arsenal de armas extremamente poderosas, as quais são capazes de acabar facilmente com qualquer um que cruze seu caminho.
Já os predadores são um pouco mais “turbinados”. Estas criaturas possuem armas de longo alcance, armas brancas, acessórios, um lançador de plasma acoplado em seus ombros, minas, camuflagem ativa, visão termal e garras. Pouca coisa, não é mesmo?
A outra classe do game, os aliens, são as mais ágeis, mas pecam em armamento. Estes seres são capazes de grudar em praticamente qualquer superfície, incluindo paredes e tetos. Além disso, os extraterrestres são muito rápidos e precisam se aproximar da vítima para derrotá-la. Os métodos de aniquilação incluem morder, arranhar e até empalar utilizando o próprio rabo. E não se preocupe em ficar desorientado ao subir pelas paredes: com um simples toque de botão, a visão é reajustada à superfície atual.
Multiplayer promissor
O multiplayer do game contará com vários modos diferentes. Entre eles, está o clássico Deathmatch, modalidade que não pode faltar em games deste estilo. Esta opção conta com suporte para até 18 jogadores e o vencedor é aquele que mata mais. Com os Marines, o jogador terá a sua disposição diversas armas, além de um sensor que detecta os movimentos próximos ao personagem. Os humanos também podem correr por curtas distâncias.
Com o predador, a variedade de possibilidades é simplesmente enorme, fazendo com que o personagem se torne uma espécie de hibrido entre os aliens e os humanos. Esta classe conta com o Focus Mode, o qual permite saltar entre plataformas e facilita na hora de bolar uma estratégia de combate. Com isso, você pode, por exemplo, subir em uma árvore, acionar a visão termal e eliminar seu oponente com o canhão de plasma de maneira discreta. Tudo isto muito bem escondido, graças à camuflagem do personagem — que funciona ainda melhor quando o predador permanece estático.
Mas, tome cuidado. Ao acionar a camuflagem, os humanos não conseguirão notar sua presença, mas os aliens ainda verão seu alvo. Felizmente, os predadores contam com diversas armas diferentes que são desbloqueadas ao decorrer do game.
Um ajuste bacana feito à jogabilidade desta classe envolve a munição e a vida. Ao contrário dos humanos, os predadores não utilizam munição convencional, mas sim uma energia retirada de sua própria roupa. Você pode recarregá-los em determinadas estações, mas seu personagem emitirá um grito que pode denunciar sua posição.
Caça e infestação
O Deathmatch sem dúvidas será muito interessante, mas este não é o único modo do game. Há também o Infestation mode, no qual um esquadrão de humanos luta contra um alien controlado pelo jogador. Cada vez que um humano morre, ele renasce como alien. O processo se repete até o último Marine, que receberá uma arma poderosíssima para ajudar na batalha.
Outro modo interessante é o Predator Hunt. Conforme o nome sugere, esta modalidade é uma verdadeira caça. Nela, os jogadores, que controlam um grupo de predadores, devem caçar um único alien. Existe um limite de tempo — apenas três minutos — para realizar a tarefa, o que torna o modo ainda mais intenso.
Fora estas modalidades, AVP também irá contar com um modo cooperativo para até quatro jogadores. Intitulado Survivor, este modo — exclusivo dos Marines — é semelhante à Horda de Gears of War 2.
Aliens vs. Predator chegará em breve aos consoles e tem tudo para ser um dos grandes títulos deste ano. As modalidades multiplayer do game são realmente peculiares, contando com uma proposta que só o título poderia oferecer. Resta esperar. Fique atento aqui no Baixaki Jogos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário